Palavras redentoras



Bento gostaria de acreditar, ao menos, em uma das três coisas que movem o mundo: religião, política ou time de futebol. Entretanto a vida o fez assim, desprovido de fé. O que não impediu seu sucesso, mas é certo que dificultou sua vida. Sabe que sua peculiar, digamos, característica, não é defeito genético, pois a mãe era carola de rezar o terço diariamente e ajoelhar-se todos os domingos em frente ao altar. O pai, flamenguista de carteirinha, filiado ao partidão, não dispensava um trabalho na encruzilhada para dar um empurrãozinho na eleição e no campeonato brasileiro.

O menino cresceu sob a ameaça de ir para o inferno e amargar uma vida besta, sem graça e sem amigos. Formou-se, casou-se e teve uma penca de filhos. Sempre fiel às suas crenças; isto é, sua ausência. Viu os filhos e netos sucumbirem à religião e à camisa do flamengo. Um dos netos, para seu desgosto, virou até vereador. Cansado de lutar por suas ideias tornou-se um velho ranzinza e solitário dentro daquela enorme família. Nem nos dias mais críticos Bento apelou aos céus. Encarou com muita dignidade suas convicções de misteriosa origem.

Mas o dia da razão é certo para todos, seja crente, ateu, flamenguista, botafoguense, homem, mulher, mosquito ou couve-flor. No leito de morte, após noventa anos na corcunda, a família reunida choramingava na despedida de olho no relógio porque o fim era próximo, mas estava demorando além da conta. Acenderam umas velas e hastearam a bandeira do partidão no pau da cortina. Um neto cobriu o avô com a camisa do flamengo e outro, padre, ofereceu-se para ouvir sua primeira e última confissão.

Bento abriu os olhos pesadamente e analisou a situação. Toda a família estava lá. A fumaça movia a luz das velas na parede. As cortinas fechadas e os semblantes pesados deu-lhe a consciência do fim e o alento redentor para suas últimas palavras:

- Tirem essa bandeira empoleirada na minha cortina e esse pano de cima de mim. Apaguem essas velas que eu não quero chegar no inferno trepado num poleiro e vestido de urubu defumado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque o inferno se perdeu

Nascemos vazios

Uma luva vermelha em Porto Alegre