Dia de centopéia


O passa-tempo urbano predileto dos desocupados da praça São Salvador é assistir o estresse instalado no engarrafamento que se forma quando o ônibus 401 não consegue fazer a curva estreita em frente a farmácia porque tem um carro estacionado na esquina.
Todo mundo já conhece o desenrolar dos acontecimentos: o ônibus pára, as buzinas começam e, mais ou menos cinco minutos de orquestra depois, o motorista do carro chega apressado, é vaiado e sai cantando pneu. Todos riem e o trânsito volta a fluir.
Hoje não foi assim. O babaca da vez não apareceu. Depois de vinte minutos o engarrafamento já tomava não só a Rua São Salvador, como também a Marquês de Abrantes e a Senador Vergueiro. Perdeu a graça. Soltaram as buzinas e saíram dos carros para analisar o golzinho 1.0 cor de vinho, sujo...No vidro traseiro, um decalque sugestivo escrito “amor”. Em minutos tinha uma multidão em volta do criminoso. Impropérios cabeludos foram emitidos e começaram a chutar os pneus e a bater no capô. O pior é esperado como óbvio.
Bem, não sei se por ser um gol tão simpático ou pela índole anárquica do carioca, duas grandes centopéias abraçaram o pequeno e num um-dois-três-e-já o ergueram lentamente até a calçada.
Urras! Vivas! Palmas! Uh-ru!
O trânsito voltou a fluir e o evento entrou para os anais folclóricos do bairro.
Assunto para um ano.

Comentários

Anônimo disse…
agora quero o nome das centopeias e o numero de seus celulares
my
O que deve ter sido motivo de tremendo estresse para os participantes do acontecido resultou nessa gostosa crônica que só mesmo você, Catarina, seria capaz de produzir.

Postagens mais visitadas deste blog

Porque o inferno se perdeu

Uma luva vermelha em Porto Alegre

Todo o meu pedaço